Whats your favourite car Capa para Facebook

12 sugestões para reduzir o consumo de combustível do seu automóvel

Com os preços do combustível sempre a subir tanto na gasolina como no diesel, o consumo do automóvel é uma preocupação para a maioria dos condutores das estradas portuguesas. Como isto afeta cada vez mais quem necessita de se descolar diariamente, muitas pessoas estão a procurar maneiras de reduzir o consumo e os custos.

Se a compra de um carro elétrico não é uma possibilidade para si devido às baixas autonomias, poucos postos de carregamento, elevados custos iniciais e se pretende resolver este problema de outra forma com um carro a combustão, a CJR Motors vai dar 12 sugestões/dicas para minimizar o consumo de combustível:

1 – Prepare bem a sua rota antes da viagem. A melhor maneira de reduzir o consumo de combustível é usar de forma eficaz o veículo. A compra de um carro com GPS pode ajudar a percorrer apenas o caminho que é realmente necessário.

2 – Certifique-se de que a tampa do tanque de combustível está bem fechada e sem danos. Uma tampa de combustível com defeito ou mal selada emite até 114 litros de combustível por ano para a atmosfera. Para além do efeito nocivo para o ambiente, está literalmente a mandar dinheiro para o ar.

O recomendável é que realize a troca preventiva a cada 2 anos ou a cada 40 mil km’s. Para saber se tem a tampa nas melhores condições faça marcação na nossa oficina e descubra se está a perder dinheiro!

3 – Na compra da viatura, certifique-se que ela dispõe da funcionalidade START&STOP. Vai ajudar muito! Quando estamos parados numa fila ou semáforo, evitar ficar em marcha lenta ou ralenti impede gastos adicionais no consumo. Esta funcionalidade tem a vantagem de o ajudar a fazer isso automaticamente.

4- Uma das maiores razões do aumento dos consumos reside na má utilização da caixa de transmissão. Use as mudanças corretamente. Não deixe aumentar muito as rotações do motor e passe para a mudança adequada. Segundo a Deco “a 50 km/h, o automóvel irá consumir mais 25% se usar a segunda em vez da terceira.” Nas vias rápidas e autoestradas, quando conduz com mais velocidade, opte pela última mudança! Pode poupar até 50% no consumo de combustível. Já pensou em adquirir uma viatura com caixa automática? Vai notar nos consumos que esta opção é fantástica.

5 – Tenha em conta o limite de velocidade. Ajuste a condução e seja mais eficiente na hora de agarrar o volante. Para lá do fator segurança, circular a 120 km/h em vez de 140 km/h permite poupar até 20% de combustível.

6 – Atenção à qualidade da condução.  Acelerar e travar constantemente só desperdiça o combustível do seu carro. Portanto, sempre que seja necessário abrandar por se aproximar de um obstáculo, stop ou cedência de passagem comece a reduzir a velocidade usando o motor e desacelerando. Esta dica requer um pouco de prática, mas pode ser uma ótima maneira de aumentar a economia de combustível do seu veículo.

7 – Use o cruise control nas autoestradas. O seu automóvel irá a uma velocidade constante, o que significa que não há aceleração. Reduz a quantidade de trabalho que o motor faz e, portanto, usa menos combustível. A maioria das nossas viaturas têm cruise control!

8 – Mantenha as janelas fechadas quando conduz com mais velocidade. Quanto mais aerodinâmico for o seu veículo, melhor será a eficiência do consumo do seu automóvel. As janelas abertas acima dos 80 km/h aumentam o consumo até 5%. Mantenha os vidros fechados para evitar a resistência aerodinâmica provocada pelo ar.

9 – Minimize o uso desnecessário do ar condicionado. Haverá momentos, em que o calor do verão fará com que use o sistema de ar condicionado. No entanto, use o AC com moderação e verifique se ele está ligado assim que começa a condução e ligue-o quando necessário. Tendo em conta o ponto anterior, se for preciso escolher entre manter as janelas abertas ou usar o ar-condicionado em altas velocidades, use o ar condicionado em configurações mais baixas. Vai poupar.

10 – Substitua os filtros de ar. Sem um filtro nas devidas condições, o consumo de combustível aumenta até 10 %. Para evitar que as partículas de sujidade entupam a entrada de ar, os filtros devem ser trocados e limpos com regularidade. Um filtro de ar limpo permite que o seu motor funcione com mais eficiência, peça já o orçamento na CJR Motors.

11 – Mantenha a pressão adequada nos pneus e tenha cuidado com a carga. Verifique o manual do proprietário do carro e certifique-se de que os pneus estão cheios com o nível de pressão adequado. Pneus com pressão inadequada podem reduzir a economia de combustível em 5%. Se precisa de trocar de pneus, alinhar e calibrar marque já na CJR Motors.

Para além dos pneus, não transporte carga desnecessária. Se transportar 100 kg num veículo que pesa 1500 kg aumentará o consumo entre 6 a 7%. Sempre que puder, ande sem carga na viatura.

12 – Troque o óleo no intervalo recomendado. O óleo é essencial para reduzir a fricção e aumentar a vida do motor. Respeite os intervalos de manutenção aconselhados. Segundo a Deco, se circular sempre com os níveis corretos, pode reduzir o consumo de combustível em 1 e 3 por cento.

 

Siga-nos através do Facebook e Instagram!. Fique atento a mais dicas e sugestões!

capaseat
Exposição de carros SEAT presente nos Centros Comerciais
POST ANTERIOR
1
Vai ao Cinema com a CJR Motors
PRÓXIMO POST